FP221017_Alice_0128_edited.jpg

FUNDAMENTAL

Quem
Somos

Somos uma escola independente que tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento na joalheria contemporânea com enfoque em cultura brasileira, aberta para todos os países lusófonos, visando estimular este campo de forma sólida e consistente.
Promovemos a interdisciplinaridade através de aulas teóricas e práticas, entrelaçando arte, história, corpo, folclore, filosofia, técnicas de ourivesaria, desenho, bordado, entre outros.

Nosso Objetivo

Proporcionar um espaço de diálogo, aprofundamento e construção na joalheria para pessoas que queiram desenvolver sua própria linguagem, sem abrir mão das técnicas tradicionais de ourivesaria e saberes ancestrais, aliados às novas tecnologias.
Pretendemos estimular o pensamento crítico, o processo criativo, a investigação e a experimentação, preparando os alunos para este mercado.

escapulario

O Curso

Joalheria Contemporânea Fundamental

O Fundamental é um curso de formação com duração de dois anos que tem como objetivo oferecer uma base sólida para a compreensão e o desenvolvimento da joalheria contemporânea.  O aluno terá acesso a excelentes professores e conteúdo, além da oportunidade de encontrar e firmar sua própria identidade no trabalho, enquanto aprende a fazer escolhas através de experimentação e pesquisa, sempre sob orientação da equipe.

O Programa Fundamental conta com uma apresentação e Avaliação Semestrall para uma banca de professores; terá um breve parecer de todos e uma conclusão final.

Como Funciona

AF_SIMBOLOS-04.png

Formato híbrido: aulas online e presenciais

AF_SIMBOLOS-04.png

Não é necessário ter conhecimento prévio em joalheria

Aulas de segunda a sexta das 9h às 12h

AF_SIMBOLOS-04.png

Presente em qualquer parte do Brasil e do mundo, com escolas parceiras para as práticas de bancada

Aulas ministradas em

AF_SIMBOLOS-04.png

Certificado após conclusão de cada programa

WhatsApp Image 2022-06-01 at 16.05.09.jpeg

Disciplinas oferecidas no programa completo

História da Joalheria

Materiais

Desenho

Cultura Brasileira

Corpo

Sustentabilidade

Técnicas de Fundição

Joalheria Contemporânea I

Joalheria Contemporânea II

Escrita

Arte Contemporânea

Gemologia

Gravura e Bordado

Sala Aberta - Alice Floriano/Nicole Uurbanus/Renata Porto

Técnicas de Joalheria - Escolas Parceiras

Obs.: esse programa poderá sofrer alguma alteração

Tema do Semestre

“Musica de Intervenção: Joias Políticas. Joias de Poder”

Neste semestre Algures trabalhará o tema abordado para a 2ª Bienal de Joalheria Contemporânea de Lisboa, refletindo sobre a forma como as joias expressam e representam o tema “Joias Políticas. Joias de Poder”.
Passados 50 anos da revolução de 25 de Abril, os valores da democracia, liberdade e igualdade foram o mote da mudança do regime em Portugal, culminando na Revolução dos Cravos e a derrubada de Salazar, chegando assim ao fim dos 41 anos de ditadura. Em abril de 2024 fará 60 anos que os militares tomaram o poder no Brasil, instaurando a ditadura que vivemos por 21 anos. Será nesse paralelo que Algures participará dessa edição da Bienal, em que as escolas são convidadas a trabalhar estes temas abordados usando a música de intervenção como fonte de inspiração.

Disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2024

(19 de fevereiro - 28 de junho 2024)

9H ÀS 12H

SEGUNDA-FEIRA

9:00-10:30 História da joalheria (Marta Costa Reis)
10:30-12:00 Técnicas de Fundição (Renata Porto)
9:00-11:00 Joalheria contemporânea II (Cristina Filipe)
11:00-12:00 Gemologia (Ana Piazza)

QUARTA-FEIRA
9:00-10:30 Joalheria contemporânea I (Áurea Praga)
10:30-12:00 Materiais (Nicole Uurbanus)

TERÇA-FEIRA
9:00-10:30 Desenho (Guilherme Dable)
9:00-10:30 Projeto (Manuel Vilhena)
10:30-12:00 Cultura brasileira (Ana Videla)

QUINTA-FEIRA
9:00-10:30 Corpo (Elisabeth Franco)
9:00-10:30 Fotografia (Rochele Zandavalli)

SEXTA-FEIRA
9:00-10:30 Sala Aberta (Alice Floriano/Nicole Uurbanus/ Renata Porto)
10:30-12:00 Gravura e Bordado (Nara Amélia Melo da Silva)

Técnicas de joalheria - através das escolas parceiras

Depoimentos

Ana Moraes - junho 2023

"Assim que me reorganizar, vou querer investir nas aulas de história, desenho, corpo e continuar com projeto, que adorei fazer. Renata é incrível. Estarei por perto da bancada, até porque comprei uma usada o mês passado 😊."

Súmulas

Marta Costa Reis (Segunda-feira 9h - 10:30)

A joalharia existe desde os primórdios da humanidade e, no entanto, em comparação com as outras artes, é pouco estudada. Todos sabemos o que é uma joia, ou pelos menos todos temos uma imagem de joias, que, na verdade, pode não corresponder aos trabalhos mais contemporâneos dos artistas joalheiros da atualidade. A abordagem tradicional foca as joias de materiais preciosos, de aparato e muito do que sabemos sobre as culturas mais antigas vem de informação de joias encontradas em sepulcros.Mas de que falamos quando falamos de joia? O que é a joalharia contemporânea?Esta disciplina não pretende dar respostas, mas antes dar alguma informação para pensar nas perguntas. A joalharia contemporânea, ainda que tendo feito cortes radicais com a tradição, situa-se numa continuidade história que não podemos ignorar e que qualquer artista-joalheiro deve conhecer. Iremos percorrer a história da joalharia desde os seus primórdios, parando no alvor da contemporaneidade, que será assunto de um outro curso. Desde as primeiras conchas furadas encontradas em jazidas arqueológicas até ao início do século XX, procuraremos ver a continuidade mas também as diferenças nas joias e na relação da humanidade com elas, as funções que cumprem, a relação com o corpo e, sobretudo, mostrar muitas peças, criando um registro iconográfico que nos inspire e nos ajude nos nossos trabalhos.

Screen Shot 2022-06-08 at 2.37.18 PM.png
Matricule-se

JOALHERIA CONTEMPORÂNEA

FUNDAMENTAL

VALOR: 24X R$1.800,00
*Incluso aulas de técnicas de joalheria nas escolas parceiras; outros países sob consulta.