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História da Joalheria

Professor(a): Marta Costa Reis

A joalheria existe desde os primórdios da humanidade e, no entanto, em comparação com as outras artes, é pouco estudada. Todos sabemos o que é uma joia, ou pelos menos todos temos uma imagem de joias, que, na verdade, pode não corresponder aos trabalhos mais contemporâneos dos artistas joalheiros da atualidade. A abordagem tradicional foca as joias de materiais preciosos, de aparato e muito do que sabemos sobre as culturas mais antigas vem de informação de joias encontradas em sepulcros.Mas de que falamos quando falamos de joia? O que é a joalheria contemporânea?Esta disciplina não pretende dar respostas, mas antes dar alguma informação para pensar nas perguntas. A joalheria contemporânea, ainda que tendo feito cortes radicais com a tradição, situa-se numa continuidade história que não podemos ignorar e que qualquer artista-joalheiro deve conhecer. Iremos percorrer a história da joalheria desde os seus primórdios, parando no alvor da contemporaneidade, que será assunto de um outro curso. Desde as primeiras conchas furadas encontradas em jazidas arqueológicas até ao início do século XX, procuraremos ver a continuidade mas também as diferenças nas joias e na relação da humanidade com elas, as funções que cumprem, a relação com o corpo e, sobretudo, mostrar muitas peças, criando um registro iconográfico que nos inspire e nos ajude nos nossos trabalhos.

Técnicas de Fundição

Professor(a): Renata Porto

Na joalheria a fundição se faz muito presente. Ela tem início entre os anos de 8000ac e 3000ac, com o cobre, primeiro metal a ser fundido pelo homem, tomando uma importância ainda maior na idade do bronze quando surgem as ligas de metais e assim vai nos seguindo ao longo de nossa evolução.

Vemos hoje diferentes maneiras de se fundir um metal para diversas finalidades, desde formas mais primitivas até as mais tecnológicas.

Neste semestre elegemos algumas técnicas de fundição usadas na joalheria que iremos abordar e experimentar. Determinados processos serão ilustrados para ajudar a compreender o comportamento do metal e suas possibilidades, enquanto outras técnicas irão permitir o aluno a desenvolver peças em seu espaço de trabalho.

Será uma disciplina com aulas práticas, faremos constantes exercícios para que se possa explorar e se deparar com possíveis percursos e despertar novos interesses.

Joalheria Contemporânea II

Professor(a): Cristina Filipe

]Trajetórias da Joalheria Contemporânea: Autores e Contextos

A joalheria contemporânea emerge com visibilidade pública na década de 1960, sendo nessa data denominada ainda como moderna e posteriormente como nova ou de autor. As designações para os novos trabalhos que surgiam obrigaram à busca e inserção de novas terminologias que expandiram o significado etimológico do termo joalheria. As aulas centram-se na redefinição e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalheria, através da singularidade dos artistas que se afirmaram, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes até ao início do século XXI. Serão apresentados os trabalhos de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como afinidade eletiva diversos tipos de vínculo a escolas e outros contextos, nomeadamente exposições, que motivaram múltiplos «pontos de encontro» internacionais em torno deste objeto de estudo. Falaremos de um tempo em que muitos países carecem ainda de investigação e análise de factos, ações e trajetórias de artistas que trabalharam no contexto desta disciplina. As aulas serão sustentadas com depoimentos de artistas, especialistas e outros, e por um corpo bibliográfico de referência sobre a joalheria contemporânea internacional. A consciência deste processo em construção moverá os alunos a participarem de modo ativo através de trabalhos de investigação que lhes serão propostos. Cada aluno deverá realizar, ao longo do semestre, uma cronologia gráfica, elencando diversos eventos e obras, facilitando uma leitura célere e sintética do período em estudo.

Gemologia

Professor(a): Ana Piazza

O objetivo da disciplina é apresentar conceitos importantes sobre as gemas (minerais e materiais biogênicos/orgânicos) usadas na joalheria. Abordaremos temas como: classificação do diamante lapidado segundo os 4 Cs (color, clarity, cut e carat) e das gemas de cor; produtos artificiais; principais produtores de algumas gemas; tratamentos; propriedades específicas; entre outros.Dessa forma, os participantes terão conhecimento para entender quais e como usar as pedras preciosas em seus projetos e como funciona esse mercado.

Desenho

Professor(a): Guilherme Dable

A disciplina irá abordar aspectos do desenho enquanto linguagem, de modo teórico-prático. Através de aulas expositivas e exercícios, serão abordadas questões relativas à construção de imagens, aspectos formais e conceituais do desenho, com ênfase na produção artística moderna e contemporânea. Os exercícios terão abordagem processual, visando instrumentalizar procedimentos para o desenvolvimento da percepção e do repertório gráfico dos alunos, bem como apurar a capacidade de leitura e reflexão sobre as imagens.

Apesar de ser uma disciplina focada em uma práxis visual, o entrecruzamento de linguagens terá destaque. Autores como Cesar Aira, Italo Calvino, Jorge Luis Borges serão alguns dos mencionados em aula, com textos específicos indicados. No campo da arte, Rosalind Krauss,Alberto Tassinari, John Berger, William Kentridge, entre outros, estarão entre as leituras.

Projeto

Professor(a): Manuel Vilhena

As aulas de projeto serão conduzidas visando compreender o processo de investigação e de criação. O aluno será sempre estimulado a construir dentro das áreas de interesse que venha a descobrir e aprofundar.

Teremos aulas de projeto em todos os semestres, passando por diferentes etapas e desafios.Ao longo do primeiro semestre serão propostos exercícios com referência aos assuntos abordados nas diferentes disciplinas, inclusive as técnicas de joalheria aplicadas através das escolas parceiras. Traremos conteúdos e experimentações para desenvolver um olhar mais crítico e um trabalho coeso.

Exploraremos as possibilidades do nosso tema central do semestre

(Obs: - para fazer a disciplina Projeto é necessário estar inscrito em alguma outra disciplina Algures.)

Cultura Brasileira

Professor(a): Ana Videla

A proposta do curso é explorar a Cultura Brasileira através da perspectiva da Antropologia da Arte. Para isso, partiremos dos principais conceitos de antropólogos da arte e sua aplicação e compreensão da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, analisaremos a produção cultural indígena e quilombola brasileiros, visando estimular uma reflexão crítica sobre as interseções entre arte, cultura e identidade no contexto brasileiro. A fim de abarcar o conteúdo do curso, iniciaremos por uma introdução à antropologia da arte, passando por textos sobre a cultura indígena brasileira, seguida pela cultura quilombola e, por último, abordaremos outros contextos culturais para refletirmos sobre a construção da identidade brasileira através da expressão artística.

Joalheria Contemporânea I

Professor(a): Áurea Praga

Os conteúdos reunidos neste curso são pontos de partida para várias reflexões sobre temas relacionados com a área da Joalharia Contemporânea, passando pela investigação de terminologia, contextualização internacional e análise de obras de autores fundamentais. Os participantes deverão igualmente adquirir competências que lhes permitam compreender o universo da Joalharia Contemporânea como resultado de um percurso cronológico, ao longo do qual foram surgindo necessidades e questões que conduziram a prática da joalharia para diversas direções. Objetiva-se para os participantes a construção de um discurso crítico acerca do contexto diversificado da Joalharia Contemporânea. Também se procurará desenvolver em cada um a consciencialização da distinção entre as diversas categorias da área alargada da Joalharia, no que diz respeito a abordagens, objetivos e funções. No final do curso, terão mais ferramentas para compreender como situar o seu próprio trabalho no contexto alargado da Joalharia e seus principais eventos.

Materiais

Professor(a): Nicole Uurbanus

Um dos assuntos mais discutidos, analisados, questionados e experimentados é o material usado na joalheria contemporânea. Enquanto para uns se torna o ponto de partida do processo criativo, o próprio conceito, para outros é um caminho de descobertas e encantamentos.Para nós, é uma base essencial para que os trabalhos sejam desenvolvidos com conteúdo, além de ser de uma riqueza ímpar.Neste curso discutiremos os materiais a partir de diversos pontos de vista para que os alunos possam fazer escolhas conscientes e entender o porquê das suas opções. Passaremos pela experimentação e pesquisa com exercícios e peças, para que esta maneira de trabalhar possa se tornar um hábito para os projetos de cada um.Com referências do antropólogo Tim Ingold, aprenderemos a respeitar o material que passa por nossas mãos para ser transformado. Falaremos sobre o processo criativo discutido por Cecília Salles, e de que maneira o fazer se faz presente.Durante o semestre teremos a presença pontual de dois artistas com conteúdo técnico.Vamos entender a riqueza que temos nas mãos, literalmente.

Corpo

Professor(a): Elizabeth Franco

Neste semestre a disciplina Corpo cumprirá um percurso de estudos que visa oferecer um ferramental precioso para elaboração do tema proposto: “Joias Políticas”. Joias de Poder”.Pensar em joia é pensar em corpo. Assim, estar vivo implica em ter um corpo e faz da vida um ato político, já que é sobre ele que incidem as relações de poder, diz Foucault. Com as suas noções instrumentais e a leitura de partes de Vigiar e Punir e História da Sexualidade 1,investigaremos a docilização de nossos corpos e o nascimento da biopolitica. Seguiremos com O Calibã e a Bruxa de Silvia Federici que nos levará numa incursão ao corpo rebelde das mulheres. A partir daí, nos voltaremos ao corpo na arte: imagem, representação e presença, tendo Viviane Matesco, Roselee Goldberg e Eleonora Fabião como aliadas.A pergunta que nos atravessa inicialmente é: Quais as possibilidades que o complexo [CORPO+ORNAMENTO] pode oferecer à arte como resistência às forças hegemônicas?

Fotografia

Professor(a): Rochele Zandavalli

A fotografia será pensada a partir de três momentos complementares: linguagem; ferramenta;e processo. Nas primeiras aulas observaremos a fotografia como artefato da memória.Pensaremos sua capacidade de evocar o passado, mas também sua potência em registrar o presente e vislumbrar futuros. Iniciaremos pela linguagem fotográfica em seus formatos,materiais, proposições estéticas e poéticas. O repertório histórico e artístico estudado será fonte de conhecimento e inspiração ao traçar vínculos entre imagens fotográficas, objetos,e joalheria. O segundo momento é o de instrumentalização. Nele abordaremos a base do conhecimento técnico como: dispositivos fotográficos, tipos de iluminação, enquadramento,planos, composição, relação figura e fundo, e demais conhecimentos que permitam registrar melhor os processos de criação das obras. A fotografia poderá ser útil como ferramenta ao apresentar e divulgar as peças. No terceiro momento da disciplina os alunos criam uma peça experimental em joalheria, partindo da fotografia como material. Tal projeto e seus resultados serão registrados fotograficamente pelos alunos durante as etapas de pesquisa, criação das peças, e apresentação ao grupo.

Gravura e Bordado

Professor(a): Nara Amélia Melo da Silva

A fotografia será pensada a partir de três momentos complementares: linguagem; ferramenta;e processo. Nas primeiras aulas observaremos a fotografia como artefato da memória.Pensaremos sua capacidade de evocar o passado, mas também sua potência em registrar o presente e vislumbrar futuros. Iniciaremos pela linguagem fotográfica em seus formatos,materiais, proposições estéticas e poéticas. O repertório histórico e artístico estudado será fonte de conhecimento e inspiração ao traçar vínculos entre imagens fotográficas, objetos,e joalheria. O segundo momento é o de instrumentalização. Nele abordaremos a base do conhecimento técnico como: dispositivos fotográficos, tipos de iluminação, enquadramento,planos, composição, relação figura e fundo, e demais conhecimentos que permitam registrar melhor os processos de criação das obras. A fotografia poderá ser útil como ferramenta ao apresentar e divulgar as peças. No terceiro momento da disciplina os alunos criam uma peça experimental em joalheria, partindo da fotografia como material. Tal projeto e seus resultados serão registrados fotograficamente pelos alunos durante as etapas de pesquisa, criação das peças, e apresentação ao grupo.

SALA ABERTA

Destinado para todos os alunos Algures. Um espaço para tirar dúvidas e conversar sobre como cada aluno tem aplicado em seus trabalhos as disciplinas que estão frequentando.

Alice Floriano, Nicole Uurbanus e Renata Porto (Sextas-feiras 9:00 – 10:30)

ATENÇÃO

QUEM OPTA PELAS DISCIPLINAS AVULSAS PODE ESCOLHER QUALQUER UMA APRESENTADA NO CRONOGRAMA FUNDAMENTAL, COM EXCEÇÃO DE PROJETO QUE É PRECISO UMA SEGUNDA
DISCIPLINA E TÉCNICA DE JOALHERIA DUAS DISCIPLINAS. PARA JOALHERIA CONTEMPORÂNEA II É PRECISO PASSAR PELA JOALHERIA CONTEMPORÂNEA I.
A GRADE MUDA A CADA SEMESTRE.

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Alice Floriano +55 51 980383905

Nicole Uurbanus +55 11 958308265

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