top of page

Alice Floriano

Idealizadora / Coordenadora / Professora

Alice Floriano é artista joalheira, professora e curadora. Aborda em seu trabalho temas quotidianos, sócio-políticos e simbolismo mágico-religioso tendo a joia como suporte para a sua produção artística, feita para o corpo, nômade.  Através desta arte-portátil,  explora diversas técnicas manuais e tecnologias contemporâneas que vão desde a forja, o crochê à impressão 3D.  À frente de sua galeria homônima, única especializada no ramo do Brasil apresentou mais de 30 exposições de joalheria contemporânea, além da haver sido selecionada para duas Bienais de Design brasileiras. Em 2019 foi convidada como galeria destaque na primeira edição da Milan Jewelry Week ,participou da exposição Há Tanto Mar no MUDE (PT) sob curadoria de Bárbara Coutinho e Adélia Borges e foi selecionada para a Bienal de Portalegre (PT). Na China, teve seu trabalho exposto na Bienal Beijing International Art Jewelry . Também em 2019 colaborou com a artista Romy Pocztaruk no filme Antes do Azul, e com Andressa Cantergiani com as joias-esculturas de Corva. Em 2020 apresentou a exposição Vermillus na Athens Jewelry Week, levando 17 artistas brasileiros para apresentar seus trabalhos, enquanto curadora e artista. Ministra worshops de joalheria, e participa e promove workshops de artistas renomados os trazendo para o Brasil, para fortalecer aqui este segmento.Em 2021 participou da I Bienal de Joalharia Contemporanea de Lisboa, com a exposição "Amuletos",do evento "JOYA Barcelona” além de uma palestra com Bryna Pomp na Budapest Jewellery Week.

  • Instagram
  • Facebook

Nicole Uurbanus

Idealizadora / Coordenadora / Professora

Nicole Uurbanus, holandesa, graduada em Culturas Comparativas pela Sophia University, Japão, se formou em joalheria na Japan Jewelry Academy (1983) em Tóquio. Continuou seus estudos no Brasil e abriu atelier em São Paulo. Seu trabalho é mostrado em exposições individuais (Black Horse Inn, SP; “Holanda Hoje”, São Paulo, Galerie Gutschmidt; Cecile van Eeden, Holanda) e coletivas (Kas de Alma Blou, Curação; Galeria Sasson, São Paulo, Galeria Année, Holanda; Casa E, Chile; Galeria Virgílio, São Paulo; I Bienal de Joalheria Contemporânea, Lisboa), entre outras.

O “Ano dos Anéis”, 2002, exposto numa individual em São Paulo e na Holanda, foi um marco do seu trabalho pela ousadia de fazer um anel por dia pelos 365 dias daquele ano.

Desenvolve trabalhos de joalheria contemporânea a partir dos próprios projetos, com outros artistas no Brasil e no exterior, e com o grupo Broca.  Leciona e orienta grupos de estudo. 

  • Instagram
  • Facebook
WhatsApp Image 2022-06-01 at 19.07.11.jpeg

Nina Lima

Idealizadora / Coordenadora

Arquiteta de formação, pós-graduada em Arquitetura Hospitalar, atuou na área durante dez anos. Cursou joalheria na Escola Arte Metal, em São Paulo e pós-graduação em Design de gemas e joias na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A partir daí encontra a linguagem que desenvolve até os dias atuais. Tendo como suporte o corpo humano percebe que pode dialogar através dos adornos corporais.

Participou de feiras e exposições de Joalheria Contemporânea no Brasil, em Barcelona, Amsterdã e em Munique.

Digestão do Olhar.

Assim Nina Lima define seu processo de criação.

Tem como narrativa para seu trabalho a importância em enxergar o outro, um questionamento constante sobre o ser humano.

  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-06-16 at 4.20_edited.jpg

Renata Porto

Idealizadora / Coordenadora / Professora

Formada em desenho industrial pela FAAP, fez especialização em joalheria contemporânea na escola Ar.Co em Lisboa. Com seu atelier aberto em 1998 começou a pesquisar e a aperfeiçoar seu trabalho autoral, levando suas peças para diversas exposições e publicações, entre elas se destacam: “Ferida Aberta” I Bienal de Joalheria Contemporânea de Lisboa, Portugal (2021); “The metamorphoses of pearls in contemporary and conceptual jewellery” – Galeria Putti – Letonia(2018); “Beijing International Jewelry Art Biennial” – China(2015 e 2013); Re-Trato – Simpósio En Construccion II – Chile(2015); Pin 10 anos – Sociedade de Belas Artes de Lisboa – Portugal (2014); Jewel Book 12/13 – “International annual of contemporary jewel art” - Belgica(2012); ThinkTwiceExhibition - MAD de Nova York – EUA(2010); Livro: “Jóias do Brasil desde a descoberta até o século 20” (2008); X ArsOrnataEuropeana – Museu de Arte Antiga de Lisboa – Portugal(2005); Biennale Internationale du Bijoux Contemporain, em Nîmes – França(2003).

Esteve envolvida em outras atividades com diferentes parceiros, entre elas: Curadora da exposição 10 anos do grupo Joya Brava, Chile (2020); Ministrou o curso de joalheria contemporânea na Escola Atelier Mourão, Rio de Janeiro (2019-2021); Ministrou o curso de extensão “joalheria contemporânea” na FAAP (2019); Organizou as exposições "Aquilo Que Abraça” e "De Mãos Dadas" com um ciclo de atividades para a II  e III Bienal Latinoamericana de Joyeria Contemporanea, em Buenos Aires (2018/21); Palestra na Sociedade Nacional de Belas Artes – Lisboa, Portugal (2016); Participou da mesa redonda de Arte Joalheria na UNICAMP (2010); Coordenou workshops e outras atividades de artistas estrangeiros no Brasil durante a direção do projeto Nova Joia (entre os anos 2008 e 2010).

  • Blogger
  • Vimeo
  • Instagram
  • Facebook
renata_porto_77_edited_edited.jpg

Áurea Praga

Professora - Joalheria contemporânea I

Joalheira portuguesa, que desenvolve o seu trabalho na vertente contemporânea desta área. Pós-graduada na ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos) na área de Joalharia, concluiu o projecto de mestrado em 2012. Foi docente na Licenciatura da ESAD e coordenadora do departamento de Joalharia até 2018. Desde então, tem vindo a explorar diferentes abordagens e materiais que utiliza para transferir significados para as suas peças de joalharia.

O seu trabalho é representado por galerias nacionais e internacionais e tem sido exposto em diversos eventos como New York Jewellery Week, Munich Jewellery Week, Lisbon Jewellery Biennal, Romanian Jewellery Week, entre outros.

  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-12-05 at 5.38.57 PM.png

Barão Di Sarno

Professor - Sustentabilidade

Sócio-fundador da Questtonó Manyone, consultoria híbrida de estratégia e design com mais de 170 prêmios. Atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis. É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades por meio da ativação de espaços públicos. Já ministrou aulas em diversas instituições de ensino, como o IED (Instituto Europeo de Design), USP, Universidade Paulista e Escola Panamericana de Arte.

WhatsApp Image 2022-12-14 at 09.28_edited.jpg

Ana Videla

Professora - Cultura Brasileira

Ana Videla possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduíche no Departamento de Antropologia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), na Cidade do México. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada em Joalheria pelas Escolas Contacto Directo e Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Foi professora de joalheria e coordenadora da Escola de Joalheria do SENAI-RJ. Tem experiência em desenvolvimento e produção de joalheria contemporânea. Publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Design Antropologia, com ênfase nos aspectos culturais e religiosos dos artefatos. Atualmente é Professora Adjunta III do curso de Design da Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora associada do NAIPE- UFRJ (Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica) e Líder do grupo de pesquisa Benditos: Núcleo de Design Antropologia certificado pelo CNPq.

  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-06-05 at 6.49_edited.jpg

Cris Lisbôa

Professora - Escrita

Cris Lisbôa, escritora, jornalista, pesquisadora de comunicação e linguagem e referência no ensino de criação em escrita. Desde 2013 capitaneia a Go, writers, escola livre que propõe o resgate da humanidade das palavras através de aulas, jornadas criativas e palestras que acontecem em todo Brasil e também nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal.

Lisbôa foi palestrante em dois TEDx sobre escrita e já criou projetos de educação corporativa para empresas como Rede Globo, Youtube, RBS, Conspiração Filmes, Banco do Brasil, Sesc, Vale, Unimed, Natura, Converse, ThoughtWorks e outras. Entre alguns destaques, foi escolhida para apresentar a youtubers o projeto YouTube Creators for Change, uma iniciativa global para destacar pessoas criativas que usam o YouTube para mudar o mundo. Criou um treinamento de sensibilização e produção de textos para a equipe do Movimento Natura e foi redatora do Minimanual do Respeito e da Diversidade no Ambiente de Trabalho, feito pela TW parceria com a Think Olga, uma organização não-governamental de inovação social.

Entre uma coisa e outra, escreve livros e defende a ideia de que as palavras acendem estrelas dentro das pessoas. E mudam o mundo.

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2023-06-20 at 10.56.26 AM.png

Elizabeth Franco

Professora - Corpo

Elizabeth Franco é artista visual, mestre em Artes e Design. Graduou-se em Química Industrial na UFRJ em 1983. Cursou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage de 1986 até 1990 quando iniciou os estudos em ourivesaria. A partir de 1994 e por 25 anos, se dedicou à produção e comercialização de joias com desenho contemporâneo. Foi professora da Escola de Joalheria do Senai de 2004 até 2015. A partir de 2009 retornou à Escola de Artes Visuais do Parque Lage encaminhando seus estudos para Arte Contemporânea. Tem participação ativa no desenvolvimento do campo da joalheria brasileira, organizando em 2015 o Grupo de Estudos OCCO: Ornamentação Corporal Contemporânea promovendo pesquisa, exposições e eventos. Em 2018 tornou-se doutoranda em Artes e Design na PUC – Rio sob a orientação da professora doutora Denise Berruezo Portinari estudando arte contemporânea, corpo, processos de subjetivação, estética e políticas da existência.

  • Facebook
IMG-20210302-WA0015_edited_edited.jpg

Cristina Filipe

Professora - Joalheria Contemporânea II

Cristina Filipe (Lisboa, 1965) é doutorada em Estudos do Património na Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (2018) e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola. Mestre em Artes e Design no Surrey Institute of Art & Design (2001), com bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. Estudou joalharia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual (1984-1987), na Gerrit Rietveld Academie (1987-1988) e no Royal College of Arts (1992). Ensinou no curso de joalharia do Ar.Co (1989-2015), de que foi responsável entre 2004 e 2015, e no da ESAD, Matosinhos (2001-2007) e foi professora convidada em múltiplas escolas internacionais. Fundou e foi presidente da direção da PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea,  desde a sua fundação até  finais de janeiro de 2023.
Recebeu o Susan Beech Mid- Career Artist Grant do Art Jewelry Forum (2017) para a realização do livro Joalharia Contemporânea em Portugal. Das Vanguardas de 1960 ao Início do Século XX (2019). Expõe internacionalmente desde 1984. É, desde 2005, programadora e curadora de exposições de arte, simpósios e colóquios. Foi a criadora da Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, cuja primeira edição teve lugar em 2021.

  • Facebook
_EDU8043_edited.jpg

Guilherme Dable

Professor - Desenho

Guilherme Dable - 1976, Porto Alegre, onde vive e trabalha. É Doutorando em Poéticas Visuais pelo IA/UFRGS, tendo estudado também com Jailton Moreira, Charles Watson, entre outros. Foi um dos fundadores e co-gestor do Atelier Subterrânea, espaço independente baseado em Porto Alegre ativo entre 2006 e 2015.

Sua pesquisa abarca principalmente as linguagens do desenho e da pintura, expandindo-se para investigações que flertam com a ocupação do espaço, não atendo-se somente aos suportes tradicionais das linguagens. O trabalho pensa relações entre arquitetura, paisagem e as características diagramáticas da linguagem do desenho, utilizando-se eventualmente de métodos não-convencionais para produzir desenhos, tais como instrumentos preparados ou a umidade dos sapatos.

Realiza individuais desde 2009, entre as quais destacam-se: Não um tempo, mas um lugar, no MARGS (2022) e The radio was always on in the kitchen, Belmacz, Londres (2016). Entre as coletivas, incluem-se Apologue, Un-Spaced, Paris (2018), Em Polvorosa, MAM, RJ (2016), Secret Garden, NARS Foundation, Nova Iorque, Convite à viagem, Itaú Cultural, SP (2011-2013). Suas obras estão nas coleções públicas do MAM/RJ, MARGS/Porto Alegre, FVCB, Instituto Ling, MAC/RS, Casa do Olhar Luiz Sacilotto/Santo André, Coleção Gilberto Chateaubriand, entre outras.

  • Instagram
Screen Shot 2022-06-09 at 2.31.46 PM.png

Marta Costa Reis

Professora - História da Joalheria

Comecei a estudar joalheria em 2004, como hobby, em paralelo com outras atividades profissionais, tendo optado por me dedicar totalmente a este trabalho em 2014. Completei o curso de joalheria do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e o Curso Avançado de Artes Plásticas na mesma escola, para além de oficinas com professores conceituados como Iris Eichenberg, Ruudt Peters, Lisa Walker e Eija Mustonen entre outros.
Para além de artista-joalheira, ensino história da joalheria no Ar.co e outras escolas e ocasionalmente escrevo sobre joalheria para algumas revistas e faço curadoria de exposições. Exponho regularmente em Portugal e no estrangeiro e tenho peças em algumas grandes coleções de joalheria contemporânea.
Sou membro do Board do Art Jewelry Forum.
Nasci em Lisboa em 1968 e aqui vivo.

  • Blogger
  • Instagram
marta costa reis_edited.jpg

Gabriela Motta

Professora - Arte Contemporânea

Pesquisadora, crítica e curadora em artes visuais.

Professora substituta no curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis – ICH-UFPEL.

Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao PPGAV- UFPEL.

Doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, pela USP (2015), e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Como curadora realizou diversas exposições, sendo a mais recente a exposição Matéria Difusa – um olhar sobre a coleção MACRS, em 2022, em comemoração aos 30 anos desta instituição.

Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou estão o Prêmio Marcantonio Vilaça CNI-SESI  2019 e 2014; Prêmio PIPA IP Capital Partners de Arte – 2019, 2017 e 2015 e Rumos Itaú Cultural, edições 2017/2018, 2011/2012 e 2008/2009; além de projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói, Instituto Ling e Fundação Iberê Camargo.

Screen Shot 2023-05-22 at 3.52_edited.png

Nara Amelia Melo da Silva

Professora - Gravura e Bordado

Três Passos, RS, 1982. Vive e trabalha em Porto Alegre, RS. Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS com estágio na Université Paris I, Panthéon – Sorbonne.

Seu trabalho envolve gravura, desenho, aquarela e bordado, em montagens que fazem referência ao livro e à página ilustrada. Através destes processos cria narrativas visuais de caráter fantástico, evocando as estranhamente familiares relações entre homem e animal, cultura e natureza.

Participou das exposições “Transbordar: transgressões do bordado na arte contemporânea”, SESC/São Paulo, 2021; “Bestiário”, CCSP, São Paulo, 2020; “Synchronies Invisibles”, Fondation Taylor, Paris, FR, 2019. Em 2013 teve a exposição “O mundo é uma fábula” premiada no “VII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas”. Em 2012 recebeu o Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea (MINC/Governo Federal), participou do Programa Rumos Itaú Cultural 2012/2013, e do Projeto “RS Contemporâneo”, do Santander Cultural. Em 2010 recebeu o Prêmio Aquisitivo no “Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo”. 

  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-11-21 at 11.07_edited.jpg

Raul Lody

Professor - Cultura Brasileira

Raul Lody, antropólogo, museólogo, escritor, ilustrador, pensador da comida e da alimentação, curador, autor de 107 livros (1972/2022) publicados nas áreas de etnoestética de matriz africana e conexões com arte afro-brasileira, arte popular brasileira, antropologia da alimentação, patrimônios culturais. Integra grupos e instituições acadêmicas internacionais e nacionais. 

  • Amazon
  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-08-29 at 11.28.05 AM.png

Manuel Vilhena

Professor - Projeto

1967 - Lisboa, Portugal
Começou a fazer jóias na adolescência aprendendo com mestres artesãos no Brasil e na Itália. Mais tarde, completou a sua formação como ourives em 1989. Curioso sobre o fenómeno da Joalheria Contemporânea, foi para Colónia estudar com o Prof. Skubic e mais tarde matriculou-se no Royal College of Art em Londres, com o Prof. Watkins, onde completou seu mestrado em 1998.
Em 1999 fundou a "Postcon" que promoveu a "Joalheria pós-contemporânea" e outras ideias improváveis. Algumas dessas estão contidos no livro "Do You speak Jewellery? © (1998)", um texto seminal para a teoria da joalharia contemporânea. Em 2015, abre "The Postcon Project", uma escola de educação artística, na Áustria. Em 2018 fecha a "Postcon" como projecto de Joalharia e passa a dedicar-se a programas de educação, educação artistica e treino de professores de arte.
Ensinou extensivamente em instituições relacionadas com Joalharia Contemporânea em todo o mundo, incluindo o Royal College of Art, a Faculdade de Joalharia Hiko Mizuno em Tóquio; Universidade de Silpakorn, Bangkok; Escola ARCO, Lisboa, o Colégio Shenkar, em
Tel-Aviv, e a Escola Alchimia, em Florença, onde foi professor durante seis anos. Foi líder de workshop na Academia de Verão de Salzburgo por dois anos e teve uma cátedra na Academia Nacional de Artes de Oslo durante quatro anos. É um professor divertido e a maior parte do que diz é verdade.
Sua obra foi mostrada em vários países e fotos de suas peças podem ser vistas em vários livros sobre joias contemporâneas. O trabalho também está presente em algumas coleções públicas e privadas, incluindo a do Danner Rotunde, em Munique, e a do Victoria and Albert Museum, em Londres.
Pratica em todo o mundo com a intenção de desenvolver o potencial criativo das pessoas através das artes.

  • Blogger
Screen Shot 2022-06-16 at 4.05_edited.jpg

Miriam Andraus Pappalardo

Professora - Exploração de Materiais

Formada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; curso técnico em vestuário pelo Senai SP; especialização em design gráfico pelo Centro Universitário Maria Antônia USP; estudou joalheria no Senai SP e participou de vários workshops em diversos países. Recebeu prêmios, participou de workshops e exposições, nacionais e internacionais. Pesquisa procedimentos e materiais, acredita na experimentação, no fazer artesanal e seus processos, como formas de construção do conhecimento, desenvolve projetos na área de moda, joalheria e têxteis. Como educadora, ministra oficinas de Joalheria experimental no Brasil e no exterior, organiza workshops com artistas joalheiros vindos de diferentes países. Desenvolve trabalho de curadoria de exposições como: "Aquilo que Abraça: Joalheria Contemporânea Brasileira" e “De Mãos Dadas: uma coleção de anéis e peças para as mãos”, Brasil e Argentina; exposição retrospectiva de 10 anos de JoyaBrava, Chile - projetos em parceria com Renata Porto. Faz parte do Grupo Broca de joalheria contemporânea.

  • Flickr
  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-06-08 at 2.31_edited.jpg

Rodrigo Travitzky

Professor - Sustentabilidade

Biólogo formado pela Unicamp, mestre em Filosofia (UFSCar), doutor em Educação (USP), com pós doutorado (Portugal). Foi professor de Biologia no Colégio Equipe por mais de 15 anos, sendo responsável também pelo curso temático “Sustentabilidade e tecnologia”. Desenvolve pesquisas científicas em diversas temáticas, priorizando uso de software livre e dados abertos.

  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2023-07-03 at 11.33_edited.jpg

Célio Braga

Apoiador e colaborador

Célio Braga – 1965 – Graduou-se se pela Gerrit Rietveld Academie,  Amsterdã – Países Baixos em 2000.

Atualmente reside e trabalha em Amsterdã e São Paulo.

Sua trajetória é marcada pela habilidade de redefinir e expandir fluidamente categorias como a fotografia, o desenho, a performance, o vídeo, escultura e a joalheria contemporânea (ou melhor dizendo; ‘objetos relacionados ao corpo’).  Os recursos empregados na construção de seus trabalhos são sempre levados ao limite e mais além, mediante sucessivas experimentações e o uso de materiais e técnicas artesanais inusitadas.

Conceitualmente, seu interesse é pautado pela fragilidade do corpo, a cura, a passagem irrevogável do tempo, a memória, o luto e a sexualidade.

A ambiguidade sexual muitas vezes presente na obra do artista, em suas formas, componentes e fazeres, erode e desafia as pretensas representações hegemônicas de gênero e as concepções dominantes de sexualidade. Deste modo, nos oferece uma perspectiva mais híbrida, fluída e polissêmica do ‘fazer’ arte e do ‘ser’ artista.

Sua obra tem sido continuamente apresentada em vários museus e instituições (Stedelijk Museum Amsterdam – NL,  Textile Museum Tilburg – NL,  CODA Museum – NL, Kunsthalle Wien- AT,  Lands Museum Linz- AT,  Museum of Arts and Design-MAD – NY, GustavsBergs Konsthall - SE, Lentos Museum Linz - AT,  Handwerkskammer für München und Oberbayern – DE, Bonnefanten Museum Maastricht – NL, Museum Het Valkhof Nijmegen – NL,  Museum voor Moderne Kunst Arnhem – NL, entre outros).

Seus trabalhos estão incluídos em diversas coleções públicas e particulares no Brasil, Europa e Estados Unidos.

  • Blogger
  • Instagram
Screen Shot 2022-08-29 at 10.35_edited.jpg

Rochele Zandavalli

Professora - Fotografia

Rochele Zandavalli é artista, pesquisadora, professora e fotógrafa. Doutoranda em História, Teoria e Crítica em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, Mestra em Poéticas Visuais e graduada pelo Instituto de Artes da UFRGS. Pesquisadora hospedada pelo Institut de recherche sur le cinéma et l'audiovisuel (IRCAV)  na Sorbonne Nouvelle Paris III, com bolsa Capes Print 2023. Fotógrafa da Secretaria de Comunicação da UFRGS. Sua produção envolve coexistência entre tecnologias, fotoquímica, e processos experimentais. Tem interesse na potência mnemônica das imagens e na história das nossas representações, trabalhando anacronismos a partir de cruzamentos temporais, memoriais e projeções. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, e de festivais como Rencontres d’Arles - Arles Books Fair 2023, França; Festival Zum mostra de fotolivros 2023, São Paulo, Brasil; Festival de Fotografia de Tiradentes 2019, Tiradentes, Brasil; Valongo Festival Internacional da Imagem, 2018, Santos, Brasil; Outono Fotográfico, 2017, Espanha; Paraty em Foco, 2017, Paraty, Brasil; Encontros da Imagem 2016, Portugal;. Pertence a coleções como a de Joaquim Paiva, em comodato com MAM/RJ; Museu de Arte Contemporânea MACRS; Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS; Pierre Bessard, Paris/França; DNA, Paris/França.

  • Instagram
Rochele por Jean Marc-6.jpg

Ana Margarida Carvalho

Apoiadora e colaboradora

Ana Margarida Carvalho estudou Joalharia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, onde também desenvolveu um projecto individual sob a tutoria de Leonor Hipólito com uma bolsa da MC Arquitectos em 2008.

Em 2006 ganhou o 1º prémio do concurso IV Portojóia Design – Joalharia no masculino, com “Só preciso da minha caneta” e em 2019 recebeu o Assamblage Award” - Artistar Jewelry 2019. Foi também nomeada na categoria Juror’s Choice do Foldforming 2021 Competition.

Desde 2005 expõe regularmente em Portugal, colaborando com as galerias Reverso, Tereza Seabra, Articula e Inthependant, e no estrangeiro em países como Marrocos, Suécia, Holanda, Japão, China, Bélgica, Itália, Grécia, Roménia, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos. O seu trabalho encontra-se representado em diversos livros e revistas, assim como em diversas coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Além  do  trabalho  que  desenvolve,  leciona  diversos  workshops  desde  2007,  nomeadamente  na  Contacto Directo.  Desde  2016  é  também  professora  do  Departamento  de  Joalharia  do  Ar.Co  –  Centro  de  Arte  e Comunicação Visual. 

É membro da Klimt02 e da Art Jewelry Forum.

  • Blogger
  • Instagram
Screen Shot 2022-12-18 at 12.19.18 AM.png

Vitor Barão

Professor - Sustentabilidade

Biólogo e mestre em botânica pela USP, fotógrafo, artista, inventor, cozinheiro e educador. Além de trajetórias independentes em cada segmento, desenvolve atuações multidisciplinares nas interfaces entre as áreas, com interesses em design, cultura maker, cozinha e fermentação, processos criativos e investigações poéticas da natureza.

  • Blogger
  • Instagram
  • Facebook
Screen Shot 2022-11-21 at 12.04.02 PM.png

Francisca Kweitel

Apoiadora e colaboradora

1974 - Buenos Aires - Argentina.

Artista, professora, gestora cultural. Graduado em Design de Vestuário,  Universidade de Buenos Aires. Fez especialização em joalheria com Ramón Puig Cuyàs na Escola Massana, Barcelona. Mergulhei no mundo da arte participando das oficinas sobre de Fabiana Barreda, Tulio de Sagastizabal, Diana Aisenberg e Sobrino-Bruno. Mestre em Direção Artística e Criatividade Audiovisual, Shifta - Elisava. Especialização em ensino FADU, em andamento. "Aos poucos, sem a necessidade de produzir de forma excessiva, concentro-me em uma produção minuciosa e progressiva". Desde 2005 trabalha na Universidade de Buenos Aires e desde 2011 é Chefe do Projeto de Acessórios Cat.Kweitel, FADU; UBA. Dirige o "PROYECTO 8" e ministra outras oficinas sobre processos criativos e acompanhamento de projetos para grupos interdisciplinares. Trabalha em torno da gestão de projetos culturais e desde 2012 tendo realizado In Construction, Simpósio Latino-Americano de Joalheria Contemporânea, entre outros workshops e exposições. Foi júri de seleção e premiação em diversos concursos de arte, design e joalheria contemporânea. Conquistou o 2º prêmio Itaú Cultural 2013/14 e depois foi júri de seleção no Itaú e em outros concursos.

  • Blogger
  • Instagram
  • Facebook
CC0F468C-C94B-4C24-8E30-24A45EF59B34_edited.jpg

Contate-nos

Fale Conosco

Alice Floriano +55 51 980383905

Nicole Uurbanus +55 11 958308265

Renata Porto +55 11 994094815

Email 

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Copyright Algures Escola. Todos os Direitos Reservados

bottom of page