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PROGRAMA

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FUNDAMENTAL

anual (4 semestres)

O Fundamental é um curso de formação com duração de dois anos que tem como objetivo oferecer uma base sólida para a compreensão e o desenvolvimento da joalheria contemporânea.  O aluno terá acesso a excelentes professores e conteúdo, além da oportunidade de encontrar e firmar sua própria identidade no trabalho, enquanto aprende a fazer escolhas através de experimentação e pesquisa, sempre sob orientação da equipe.

online - segunda a quinta das 9h às 12h.

presencial – 3 horas semanais em uma escola parceira

valor: 24x R$1.800,00*

 

*Incluso aulas de técnicas de joalheria nas escolas parceiras

DISCIPLINAS AVULSAS

semestral

Promovemos a possibilidade do aluno ter uma formação pontual, uma modalidade para quem procura complementar sua formação na joalheria ou em outras áreas, compondo as disciplinas do programa fundamental de acordo com interesses, disponibilidades e ritmos pessoais.

 

online - segunda a sexta das 9h às 12h.

opção de uma ou mais disciplinas dos cursos fundamental I e II

5x R$420,00 (cada disciplina)

Obs.: Projeto é necessário que o aluno esteja matriculado em no mínimo uma disciplina dos cursos disponíveis no fundamental.

Inscrição
Inscrição

O Programa Fundamental conta com uma Avaliação Bimestral, com parecer de cada disciplina e uma Avaliação Semestral com apresentação para uma banca de professores; terá um breve parecer de todos e uma conclusão final.

*(feriados: 07 de setembro, 12 de outubro, 02 e 15 de novembro)

 PROGRAMA

FUNDAMENTAL

Disciplinas oferecidas no programa completo

História da Joalheria

Materiais

Desenho

Cultura Brasileira

Corpo

Projeto

Sustentabilidade

Técnicas de Fundição

Joalheria Contemporânea I

Joalheria Contemporânea II

Escrita

Arte Contemporânea

Gemologia

Gravura e Bordado

Fotografia

Sala Aberta - Alice Floriano/Nicole Uurbanus/Renata Porto

Técnicas de Joalheria - Escolas Parceiras

Obs.: esse programa poderá sofrer alguma alteração

FUNDAMENTAL 

Disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2024

(18 de fevereiro - 28 de junho 2024)

9H ÀS 12H

SEGUNDA-FEIRA:

9:00/10:30  História da Joalheria - Marta Costa Reis

10:30/12:00  Técnicas de Fundição - Renata Porto

9:00/11:00  Joalheria Contemporânea II - Cristina Filipe

11:00/12:00  Gemologia - Ana Piazza

TERÇA-FEIRA:

9:00/10:30 Desenho - Guilherme Dable

10:30/12:00  Cultura Brasileira - Ana Videla

9:00/10:30 Projeto - Manuel Vilhena

QUARTA-FEIRA:

9:00/10:30  Joalheria Contemporânea I - Áurea Praga

10:30/12:00 Materiais - Nicole Uurbanus

QUINTA-FEIRA:

9:00/10:30 Corpo - Elizabeth Franco

9:00/10:30 Fotografia - Rochele Zandavalli

SEXTA-FEIRA:

9:00/10:30  Sala Aberta - Alice Floriano/Nicole Uurbanus/Renata Porto

10:30/12:00  Gravura e Bordado - Nara Amélia Melo da Silva

​Técnicas de Joalheria- horário a combinar através das escolas parceiras

Obs.: esse programa poderá sofrer alguma alteração

SÚMULAS

HISTÓRIA DA JOALHERIA

A joalheria existe desde os primórdios da humanidade e, no entanto, em comparação com as outras artes, é pouco estudada. Todos sabemos o que é uma joia, ou pelos menos todos temos uma imagem de joias, que, na verdade, pode não corresponder aos trabalhos mais contemporâneos dos artistas joalheiros daatualidade. A abordagem tradicional foca as joias de materiais preciosos, de aparato, e muito do que sabemos sobre as culturas mais antigas vem deinformação de joias encontradas em sepulcros.Mas de que falamos quando falamos de joia? O que é a joalheria contemporânea?Esta disciplina não pretende dar respostas, mas antes dar alguma informação para pensar nas perguntas. A joalheria contemporânea, ainda que tendo feito cortes radicais com a tradição, situa-se numa continuidade da história que não podemos ignorar e que qualquer artista-joalheiro deve conhecer.Iremos percorrer a história da joalheria desde os seus primórdios, parando no alvor da contemporaneidade, que será assunto de uma outra disciplina. Desde as primeiras conchas furadas encontradas em jazidas arqueológicas até ao início do século XX, procuraremos ver a continuidade mas também as diferenças nas joias e na relação da humanidade com elas, as funções que cumprem, a relação com o corpo e, sobretudo, mostrar muitas peças, criando um registro iconográfico que nos inspire e nos ajude nos nossos trabalhos.

Marta Costa Reis, segunda-feira (9:00-10:30)

MATERIAIS

Um dos assuntos mais discutidos, analisados, questionados e experimentados é o material usado na joalheria contemporânea.  Enquanto para uns se torna o ponto de partida do processo criativo, o próprio conceito, para outros é um caminho de descobertas e encantamentos.Para nós, é uma base essencial para que os trabalhos sejam desenvolvidos com conteúdo, além de ser de uma riqueza ímpar.Neste curso discutiremos os materiais a partir de diversos pontos de vista para que os alunos possam fazer escolhas conscientes e entender o porquê das suas opções.  Passaremos pela experimentação e pesquisa com exercícios e peças, para que esta maneira de trabalhar possa se tornar um hábito para os projetos de cada um.  Com referências do antropólogo Tim Ingold, aprenderemos a respeitar o material que passa por nossas mãos para ser transformado.  Falaremos sobre o processo criativo discutido por Cecília Salles, e de que maneira o fazer se faz presente.Vamos entender a riqueza que temos nas mãos, literalmente.  

Nicole Uurbanus, quarta-feira (10:30 - 12:00)

DESENHO

A disciplina irá abordar aspectos do desenho enquanto linguagem, de modo teórico-prático. Através de aulas expositivas e exercícios, serão abordadas questões relativas à construção de imagens, aspectos formais e conceituais do desenho, com ênfase na produção artística moderna e contemporânea. Os exercícios terão abordagem processual, visando instrumentalizar procedimentos para o desenvolvimento da percepção e do repertório gráfico dos alunos, bem como apurar a capacidade de leitura e reflexão sobre as imagens. Apesar de ser uma disciplina focada em uma práxis visual, o entrecruzamento de linguagens terá destaque. Autores como Cesar Aira, Italo Calvino, Jorge Luis Borges serão alguns dos mencionados em aula, com textos específicos indicados. No campo da arte, Rosalind Krauss, Alberto Tassinari, John Berger, William Kentridge, entre outros, estarão entre as leituras.

Guilherme Dable, terça-feira (9:00 -10:30)

CULTURA BRASILEIRA

A proposta do curso é explorar a Cultura Brasileira através da perspectiva da Antropologia da Arte. Para isso, partiremos dos principais conceitos de antropólogos da arte e sua aplicação e compreensão da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, analisaremos a produção cultural indígena e quilombola brasileiros, visando estimular uma reflexão crítica sobre as interseções entre arte, cultura e identidade no contexto brasileiro. A fim de abarcar o conteúdo do curso, iniciaremos por uma introdução à antropologia da arte, passando por textos sobre a cultura indígena brasileira, seguida pela cultura quilombola e, por último, abordaremos outros contextos culturais para refletirmos sobre a construção da identidade brasileira através da expressão artística.

Ana Videla, terça-feira (10:30 - 12:00)

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CORPO

Neste semestre a disciplina Corpo cumprirá um percurso de estudos que visa oferecer um ferramental precioso para elaboração do tema proposto: “Joias Políticas”. Joias de Poder”.
Pensar em joia é pensar em corpo. Assim, estar vivo implica em ter um corpo e faz da vida um ato político, já que é sobre ele que incidem as relações de poder, diz Foucault. Com as suas noções instrumentais e a leitura de partes de Vigiar e Punir e História da Sexualidade 1, investigaremos a docilização de nossos corpos e o nascimento da biopolitica. Seguiremos com O Calibã e a Bruxa de Silvia Federici que nos levará numa incursão ao corpo rebelde das mulheres. A partir daí, nos voltaremos ao corpo na arte: imagem, representação e presença, tendo Viviane Matesco, Roselee Goldberg e Eleonora Fabião como aliadas.
A pergunta que nos atravessa inicialmente é: Quais as possibilidades que o complexo [CORPO+ORNAMENTO] pode oferecer à arte como resistência às forças hegemônicas?.

Elizabeth Franco, quinta-feira (9:00 - 10:30)

PROJETO

O "Joalheria em ação" é um curso que promove uma posição ativa na sociedade através do trabalho artístico.
Para isso, investigamos as idéias, os valores e as intenções dos participantes e os reformulamos por meio da linguagem da joalheria contemporânea para levar o trabalho do artista à esfera pública de uma forma ativamente política e significativa.
Isso representa uma oportunidade de investigar o que realmente queremos expressar, porquê e para quê, no processo, lançando uma luz sobre lealdades, valores e compromissos com o mundo exterior.
Consistindo em uma combinação de discussões em grupo, aulas interativas e trabalhos para realizar em casa, os participantes se envolverão em exercícios de autoreflexão e aperfeiçoarão sua estética e técnica por meio de experimentação e troca de informações com outros participantes.

Manuel Vilhena, terça-feira ( 9:00h -10:30h )

TÉCNICAS DE FUNDIÇÃO

Na joalheria a fundição se faz muito presente. Ela tem início entre os anos de 8000ac e 3000ac, com o cobre, primeiro metal a ser fundido pelo homem, tomando uma importância ainda maior na idade do bronze quando surgem as ligas de metais e assim vai nos seguindo ao longo de nossa evolução.

Vemos hoje diferentes maneiras de se fundir um metal para diversas finalidades, desde formas mais primitivas até as mais tecnológicas.
Neste semestre elegemos algumas técnicas de fundição usadas na joalheria que iremos abordar e experimentar. Determinados processos serão ilustrados para ajudar a compreender o comportamento do metal e suas possibilidades, enquanto outras técnicas irão permitir o aluno a desenvolver peças em seu espaço de trabalho.

Será uma disciplina com aulas práticas, faremos constantes exercícios para que se possa explorar e se deparar com possíveis percursos e despertar novos interesses.

Renata Porto, segunda-feira (10:30 - 12:00)

JOALHERIA CONTEMPORÂNEA I

Os conteúdos reunidos neste curso são pontos de partida para várias reflexões sobre temas relacionados com a área da Joalharia Contemporânea, passando pela investigação de terminologia, contextualização internacional e análise de obras de autores fundamentais. Os participantes deverão igualmente adquirir competências que lhes permitam compreender o universo da Joalharia Contemporânea como resultado de um percurso cronológico, ao longo do qual foram surgindo necessidades e questões que conduziram a prática da joalharia para diversas direções. Objetiva-se para os participantes a construção de um discurso crítico acerca do contexto diversificado da Joalharia Contemporânea. Também se procurará desenvolver em cada um a consciencialização da distinção entre as diversas categorias da área alargada da Joalharia, no que diz respeito a abordagens, objetivos e funções. No final do curso, terão mais ferramentas para compreender como situar o seu próprio trabalho no contexto alargado da Joalharia e seus principais eventos.

 Áurea Praga, quarta-feira (9:00 - 10:30)

FOTOGRAFIA

A fotografia será pensada a partir de três momentos complementares: linguagem; ferramenta; e processo. Nas primeiras aulas observaremos a fotografia como artefato da memória. Pensaremos sua capacidade de evocar o passado, mas também sua potência em registrar o presente e vislumbrar futuros. Iniciaremos pela linguagem fotográfica em seus formatos, materiais, proposições estéticas e poéticas. O repertório histórico e artístico estudado será fonte de conhecimento e inspiração ao traçar vínculos entre imagens fotográficas, objetos, e joalheria. O segundo momento é o de instrumentalização. Nele abordaremos a base do conhecimento técnico como: dispositivos fotográficos, tipos de iluminação, enquadramento, planos, composição, relação figura e fundo, e demais conhecimentos que permitam registrar melhor os processos de criação das obras. A fotografia poderá ser útil como ferramenta ao apresentar e divulgar as peças. No terceiro momento da disciplina os alunos criam uma peça experimental em joalheria, partindo da fotografia como material. Tal projeto e seus resultados serão registrados fotograficamente pelos alunos durante as etapas de pesquisa, criação das peças, e apresentação ao grupo.

Rochele Zandavalli, quinta-feira (9:00 – 10:30)

JOALHERIA CONTEMPORÂNEA II

Trajetórias da Joalheria Contemporânea: Autores e ContextosA joalheria contemporânea emerge com visibilidade pública na década de 1960, sendo nessa data denominada ainda como moderna e posteriormente como nova ou de autor. As designações para os novos trabalhos que surgiam obrigaram à busca e inserção de novas terminologias que expandiram o significado etimológico do termo joalheria. As aulas centram-se na redefinição e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalheria, através da singularidade dos artistas que se afirmaram, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes até ao início do século XXI. Serão apresentados os trabalhos de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como afinidade eletiva diversos tipos de vínculo a escolas e outros contextos, nomeadamente exposições, que motivaram múltiplos «pontos de encontro» internacionais em torno deste objeto de estudo. Falaremos de um tempo em que muitos países carecem ainda de investigação e análise de factos, ações e trajetórias de artistas que trabalharam no contexto desta disciplina. As aulas serão sustentadas com depoimentos de artistas, especialistas e outros, e por um corpo bibliográfico de referência sobre a joalheria contemporânea internacional. A consciência deste processo em construção moverá os alunos a participarem de modo ativo através de trabalhos de investigação que lhes serão propostos. Cada aluno deverá realizar, ao longo do semestre, uma cronologia gráfica, elencando diversos eventos e obras, facilitando uma leitura célere e sintética do período em estudo.

Cristina Filipe, segunda-feira (9:00 - 11:00)

GEMOLOGIA

O objetivo da disciplina é apresentar conceitos importantes sobre as gemas (minerais e materiais biogênicos/orgânicos) usadas na joalheria. Abordaremos temas como: classificação do diamante lapidado segundo os 4 Cs (color, clarity, cut e carat) e das gemas de cor; produtos artificiais; principais produtores de algumas gemas; tratamentos; propriedades específicas; entre outros.
Dessa forma, os participantes terão conhecimento para entender quais e como usar as pedras preciosas em seus projetos e como funciona esse mercado.



 

Ana Piazza, segunda-feira (11:00-12:0)

GRAVURA EM METAL E BORDADO

A disciplina tem caráter prático e experimental. A partir de aulas expositivas, contextualizando pontualmente aspectos históricos, formais e conceituais da gravura e do bordado, serão propostos exercícios de experimentação de materiais e de recursos técnicos específicos dessas linguagens, considerando as suas possibilidades de cruzamentos no âmbito do processo criativo. Cada aula terá como ponto de partida a análise da obra de artistas referenciais de diferentes tempos, contextos históricos e culturais, a fim de investigarmos como determinados recursos materiais e técnicos comunicam aspectos poéticos — simbólicos, narrativos e conceituais. O objetivo maior reside na possibilidade de pensarmos e experimentarmos a materialidade e manufatura nos processos de gravura em metal e do bordado, identificando possíveis relações com processos da joalheria e orientando os participantes na construção de um percurso criativo próprio.

 Nara Amélia Melo da Silva, sexta-feira (10:30 - 12:00)

SALA ABERTA

Destinado para todos os alunos Algures. Um espaço para tirar dúvidas e conversar sobre como cada aluno tem aplicado em seus trabalhos as disciplinas que estão frequentando.

Alice Floriano, Nicole Uurbanus e Renata Porto, sextata-feira (9:00 - 10:30)

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