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DISCIPLINAS | 2º SEMESTRE 2024
12 de agosto a 13 de dezembro 2024
A partir da apresentação de artistas e exposições paradigmáticas da segunda metade do século XX, a disciplina aborda diversos desdobramentos da arte contemporânea no que se refere a sua relação tanto com o campo da arte quanto com contextos políticos, sociais, econômicos, ecológicos e culturais do nosso tempo. As noções de desmaterialização do objeto artístico, de arte conceitual, de crítica institucional, de diluição de fronteiras entre formas artísticas, bem como de sistema da arte e de curadoria serão desenvolvidas no semestre considerando as singularidades dos processos contemporâneos da arte. A atividade pretende ainda buscar aproximações entre manifestações da arte contemporânea e joalheria contemporânea quanto à produção prática dos participantes.
"O que é arte? Para que serve?, Paulo Bruscky, Performance, 1978.
ARTE CONTEMPORÂNEA
Quinta-feira
9:00h - 10:30h
A partir da apresentação de artistas e exposições paradigmáticas da segunda metade do século XX, a disciplina aborda diversos desdobramentos da arte contemporânea no que se refere a sua relação tanto com o campo da arte quanto com contextos políticos, sociais, econômicos, ecológicos e culturais do nosso tempo. As noções de desmaterialização do objeto artístico, de arte conceitual, de crítica institucional, de diluição de fronteiras entre formas artísticas, bem como de sistema da arte e de curadoria serão desenvolvidas no semestre considerando as singularidades dos processos contemporâneos da arte. A atividade pretende ainda buscar aproximações entre manifestações da arte contemporânea e joalheria contemporânea quanto à produção prática dos participantes.
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CORPO
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Os conteúdos reunidos neste curso são pontos de partida para várias reflexões sobre temas relacionados com a área da Joalharia Contemporânea, passando pela investigação de terminologia, contextualização internacional e análise de obras de autores fundamentais. Os participantes deverão igualmente adquirir competências que lhes permitam compreender o universo da Joalharia Contemporânea como resultado de um percurso cronológico, ao longo do qual foram surgindo necessidades e questões que conduziram a prática da joalharia para diversas direções. Objetiva-se para os participantes a construção de um discurso crítico acerca do contexto diversificado da Joalharia Contemporânea. Também se procurará desenvolver em cada um a consciencialização da distinção entre as diversas categorias da área alargada da Joalharia, no que diz respeito a abordagens, objetivos e funções. No final do curso, terão mais ferramentas para compreender como situar o seu próprio trabalho no contexto alargado da Joalharia e seus principais eventos.
"Psicografando Tunga", Andressa Cantergiani, Performance, 2016 - 2018.
CORPO TERRITÓRIO
Quinta-feira
9:00h - 10:30h
A proposta do curso é explorar a Cultura Brasileira através da perspectiva da Antropologia da Arte. Para isso, partiremos dos principais conceitos de antropólogos da arte e sua aplicação e compreensão da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, analisaremos a produção cultural indígena e quilombola brasileiros, visando estimular uma reflexão crítica sobre as interseções entre arte, cultura e identidade no contexto brasileiro. A fim de abarcar o conteúdo do curso, iniciaremos por uma introdução à antropologia da arte, passando por textos sobre a cultura indígena brasileira, seguida pela cultura quilombola e, por último, abordaremos outros contextos culturais para refletirmos sobre a construção da identidade brasileira através da expressão artística.
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CULTURA BRASILEIRA - I
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Cultura brasileira: recuperando aspectos da história da África e da diáspora africana para as Américas. Em 1996, o diplomata, poeta e africanista Alberto da Costa Silva escrevia que a História da África é importante para nós, brasileiros, porque ajuda a explicar-nos. E por isso, afirmava mais adiante, “o obá do Benim e ou o angola a quiluange estão mais próximos de nós do que os antigos reis da França”. O objetivo do curso é o de fornecer, a partir de um panorama dos estudos e das interpretações sobre História da África subsaariana, elementos que contribuam para um conhecimento mais aprofundado da diáspora africana e dos movimentos que deram origem a parcelas significativas de nossa população e com junto a elas, a constituição de aspectos expressivos da cultura brasileira. Numa perspectiva antirracista e contrária a preconceitos e estereótipos instituídos pela sociedade escravista, pelo colonialismo e pelo patriarcado, o curso será composto por exposições, leituras e discussões de textos de acompanhamento e conversas sobre obras literárias produzidas por autores e autoras africanos e por mulheres atlânticas que escreveram sobre a experiência vivida no contexto da sociedade escravista e do pós - Abolição, nas Américas e no Brasil.
"Pretuguês", Rosana Paulino, Bandeira, 2022.
CULTURA BRASILEIRA
Sexta-feira
10:30h - 12:00h
A disciplina irá abordar aspectos do desenho enquanto linguagem, de modo teórico-prático. Através de aulas expositivas e exercícios, serão abordadas questões relativas à construção de imagens, aspectos formais e conceituais do desenho, com ênfase na produção artística moderna e contemporânea. Os exercícios terão abordagem processual, visando instrumentalizar procedimentos para o desenvolvimento da percepção e do repertório gráfico dos alunos, bem como apurar a capacidade de leitura e reflexão sobre as imagens. Apesar de ser uma disciplina focada em uma práxis visual, o entrecruzamento de linguagens terá destaque. Autores como Cesar Aira, Italo Calvino, Jorge Luis Borges serão alguns dos mencionados em aula, com textos específicos indicados. No campo da arte, Rosalind Krauss, Alberto Tassinari, John Berger, William Kentridge, entre outros, estarão entre as leituras.
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DESENHO
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A palavra escrita é uma tecnologia da informação. Capaz de criar imagens poéticas dentro de quem lê, abrir caminhos em corações, despertar quereres. Nas aulas de escrita vamos investigar caminhos possíveis para encontrar as nossas palavras e não ecos de outras vozes, aprender a criar textos que entreguem sensações e produzir conteúdos que sejam capazes de “quebrar engradados de estrelas” dentro de quem lê. Através de exercícios práticos vamos sacudir estruturas de ideias pré-concebidas sobre processo criativo, compreender a diferença entre estar ocupado em fazer e preocupado em como vai ser visto, como usar referências. A ideia aqui é aprender a escrever textos que contem as tuas histórias e que em suas entrelinhas cantarolem Rita Lee: baila, baila comigo.
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ESCRITA
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A fotografia será pensada a partir de três momentos complementares: linguagem; ferramenta; e processo. Nas primeiras aulas observaremos a fotografia como artefato da memória. Pensaremos sua capacidade de evocar o passado, mas também sua potência em registrar o presente e vislumbrar futuros. Iniciaremos pela linguagem fotográfica em seus formatos, materiais, proposições estéticas e poéticas. O repertório histórico e artístico estudado será fonte de conhecimento e inspiração ao traçar vínculos entre imagens fotográficas, objetos, e joalheria. O segundo momento é o de instrumentalização. Nele abordaremos a base do conhecimento técnico como: dispositivos fotográficos, tipos de iluminação, enquadramento, planos, composição, relação figura e fundo, e demais conhecimentos que permitam registrar melhor os processos de criação das obras. A fotografia poderá ser útil como ferramenta ao apresentar e divulgar as peças. No terceiro momento da disciplina os alunos criam uma peça experimental em joalheria, partindo da fotografia como material. Tal projeto e seus resultados serão registrados fotograficamente pelos alunos durante as etapas de pesquisa, criação das peças, e apresentação ao grupo.
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FOTOGRAFIA
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O objetivo da disciplina é apresentar conceitos importantes sobre as gemas (minerais e materiais biogênicos/orgânicos) usadas na joalheria. Abordaremos temas como: classificação do diamante lapidado segundo os 4 Cs (color, clarity, cut e carat) e das gemas de cor; produtos artificiais; principais produtores de algumas gemas; tratamentos; propriedades específicas; entre outros.
Dessa forma, os participantes terão conhecimento para entender quais e como usar as pedras preciosas em seus projetos e como funciona esse mercado.
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GEMOLOGIA
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A disciplina tem caráter prático e experimental. A partir de aulas expositivas, contextualizando pontualmente aspectos históricos, formais e conceituais da gravura e do bordado, serão propostos exercícios de experimentação de materiais e de recursos técnicos específicos dessas linguagens, considerando as suas possibilidades de cruzamentos no âmbito do processo criativo. Cada aula terá como ponto de partida a análise da obra de artistas referenciais de diferentes tempos, contextos históricos e culturais, a fim de investigarmos como determinados recursos materiais e técnicos comunicam aspectos poéticos — simbólicos, narrativos e conceituais. O objetivo maior reside na possibilidade de pensarmos e experimentarmos a materialidade e manufatura nos processos de gravura em metal e do bordado, identificando possíveis relações com processos da joalheria e orientando os participantes na construção de um percurso criativo próprio.
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GRAVURA EM METAL E BORDADO
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A joalharia existe desde os primórdios da humanidade e, no entanto, em comparação com as outras artes, é pouco estudada. Todos sabemos o que é uma joia, ou pelos menos todos temos uma imagem de joias, que, na verdade, pode não corresponder aos trabalhos mais contemporâneos dos artistas joalheiros da atualidade. A abordagem tradicional foca as joias de materiais preciosos, de aparato e muito do que sabemos sobre as culturas mais antigas vem de informação de joias encontradas em sepulcros. Mas de que falamos quando falamos de joia? O que é a joalharia contemporânea? Esta disciplina não pretende dar respostas, mas antes dar alguma informação para pensar nas perguntas. A joalharia contemporânea, ainda que tendo feito cortes radicais com a tradição, situa-se numa continuidade história que não podemos ignorar e que qualquer artista-joalheiro deve conhecer. Iremos percorrer a história da joalharia desde os seus primórdios, parando no alvor da contemporaneidade, que será assunto de um outro curso. Desde as primeiras conchas furadas encontradas em jazidas arqueológicas até ao início do século XX, procuraremos ver a continuidade mas também as diferenças nas joias e na relação da humanidade com elas, as funções que cumprem, a relação com o corpo e, sobretudo, mostrar muitas peças, criando um registo iconográfico que nos inspire e nos ajude nos nossos trabalhos.
Louise Bourgeois, Shakle Necklace, Marta Costa Reis,1998 - 1999.
HISTÓRIA DA JOALHERIA
Quarta-feira
9:00h - 10:30h
Os conteúdos reunidos neste curso são pontos de partida para várias reflexões sobre temas relacionados com a área da Joalharia Contemporânea, passando pela investigação de terminologia, contextualização internacional e análise de obras de autores fundamentais. Os participantes deverão igualmente adquirir competências que lhes permitam compreender o universo da Joalharia Contemporânea como resultado de um percurso cronológico, ao longo do qual foram surgindo necessidades e questões que conduziram a prática da joalharia para diversas direções. Objetiva-se para os participantes a construção de um discurso crítico acerca do contexto diversificado da Joalharia Contemporânea. Também se procurará desenvolver em cada um a consciencialização da distinção entre as diversas categorias da área alargada da Joalharia, no que diz respeito a abordagens, objetivos e funções. No final do curso, terão mais ferramentas para compreender como situar o seu próprio trabalho no contexto alargado da Joalharia e seus principais eventos.
"Amuleto", Áurea Praga, Broche, 2021.
JOALHERIA CONTEMPORÂNEA I
Segunda-feira
9:00h - 10:30h
Trajetórias da Joalheria Contemporânea: Autores e Contextos A joalheria contemporânea emerge com visibilidade pública na década de 1960, sendo nessa data denominada ainda como moderna e posteriormente como nova ou de autor. As designações para os novos trabalhos que surgiam obrigaram à busca e inserção de novas terminologias que expandiram o significado etimológico do termo joalheria. As aulas centram-se na redefinição e nos novos significados que adquiriu este segmento da joalheria, através da singularidade dos artistas que se afirmaram, reverberando a época e os contextos artísticos subjacentes até ao início do século XXI. Serão apresentados os trabalhos de um conjunto amplo de artistas de três gerações que tem como afinidade eletiva diversos tipos de vínculo a escolas e outros contextos, nomeadamente exposições, que motivaram múltiplos «pontos de encontro» internacionais em torno deste objeto de estudo. Falaremos de um tempo em que muitos países carecem ainda de investigação e análise de factos, ações e trajetórias de artistas que trabalharam no contexto desta disciplina. As aulas serão sustentadas com depoimentos de artistas, especialistas e outros, e por um corpo bibliográfico de referência sobre a joalheria contemporânea internacional.próprio trabalho no
contexto alargado da Joalharia e seus principais eventos.
"Coisa (para usar presa à roupa)",Cristina Filipe, Broche, 1991.
JOALHERIA CONTEMPORÂNEA II
Segunda-feira
9:00h - 11:00h
Um dos assuntos mais discutidos, analisados, questionados e experimentados é o material usado na joalheria contemporânea. Enquanto para uns se torna o ponto de partida do processo criativo, o próprio conceito, para outros é um caminho de descobertas e encantamentos. Para nós, é uma base essencial para que os trabalhos sejam desenvolvidos com conteúdo, além de ser de uma riqueza ímpar. Neste curso discutiremos os materiais a partir de diversos pontos de vista para que os alunos possam fazer escolhas conscientes e entender o porquê das suas opções. Passaremos pela experimentação e pesquisa com exercícios e peças, para que esta maneira de trabalhar possa se tornar um hábito para os projetos de cada um. Com referências do antropólogo Tim Ingold, aprenderemos a respeitar o material que passa por nossas mãos para ser transformado. Falaremos sobre o processo criativo discutido por Cecília Salles, e de que maneira o fazer se faz presente. Durante o semestre teremos a presença pontual de dois artistas com conteúdo técnico. Vamos entender a riqueza que temos nas mãos, literalmente.
Nicole Uurbanus, Anel.
MATERIAIS
Quarta-feira
10:30h - 12:00h
Tem uma idéia em mente que gostaria de desenvolver? Iniciou um trabalho e gostaria de suporte para dar segmento? Esta disciplina é proposta para pessoas com projetos embrionários ou em andamento, além daqueles que ainda buscam um fio condutor para o desenvolvimento de sua produção. Através de aulas dinâmicas, levantaremos coletivamente questões e reflexões que serão transpostas para a materialização de uma ou mais joias. Exercitaremos constantemente a análise crítica durante/dentre os processos práticos para potencializar a identidade de cada um em suas criações. Buscaremos de forma transdisciplinar conectar os saberes dos participantes vislumbrando uma produção coesa e profunda, com o intuito de coletivamente apresentar estes resultados. Neste acompanhamento faremos esboços, protótipos, exploraremos possibilidades materiais, soluções técnicas, até o desenvolvimento final do projeto, como um todo.
Atelier de Gerd Rothman, Fotografia de Ulrike Myrzi.
ORIENTAÇÃO DE PROJETOS
Terça-feira
19:00h - 20:30h
Montar um portfolio é tarefa aparentemente simples, mas uma série de detalhes podem comprometer sua eficácia enquanto peça que precisa sintetizar e transmitir de modo eficaz o pensamento poético de quem está apresentando. Por mais que cada autor precise ressaltar as características específicas de sua produção, há bases
gerais que podem ser aplicadas como um chão comum para a montagem de um portfolio conciso e eficiente. O livro de artista, por outro lado, é uma obra em si, tendo o formato de livro, cuja leitura transcende seus códigos usuais. Nele, suas características materiais muitas vezes são tão ou até mais importantes do que seu conteúdo
escrito. Pensar paralelamente essas duas questões pode disparar uma série de gatilhos poéticos, que serão desenvolvidas em exercícios e propostas práticas ao longo dos encontros.
Livro de Artista.
PORTFÓLIO E LIVRO DE ARTISTA
Terça-feira
10:30h - 12:00h
As aulas de projeto serão conduzidas visando compreender o processo de investigação e de criação. O aluno será sempre estimulado a construir dentro das áreas de interesse que venha a descobrir e aprofundar. Teremos aulas de projeto em todos os semestres, passando por diferentes etapas e desafios. Ao longo do primeiro semestre serão propostos exercícios com referência aos assuntos abordados nas diferentes disciplinas, inclusive as técnicas de joalheria aplicadas através das escolas parceiras. Traremos conteúdos e experimentações para desenvolver um olhar mais crítico e um trabalho coeso. Exploraremos as possibilidades do nosso tema central do semestre.
(Obs: - para fazer a disciplina Projeto é necessário estar inscrito em alguma outra disciplina Algures.)
Manuel Vilhena, Colar.
PROJETO
Terça-feira
9:00h - 10:30h
Quinta-feira
10:30h - 12:00h
A joalheria deve ser primorosa independentemente do material ou do acabamento que se quer aplicar. Olhar a peça com atenção é fundamental para um bom resultado e para isso, é preciso aprender a ver cada detalhe. Nossa proposta é oferecer ferramentas para que o joalheiro, contemporâneo ou não, possa encontrar suas próprias soluções técnicas. Quando se começa a conhecer e experimentar outros materiais também começam a surgir as dúvidas de como solucionar aquela joia da melhor maneira possível. Entendemos que a parte estrutural da peça é fundamental para um bom resultado. Traremos exemplos e sugestões de mecanismos, técnicas e materiais que poderão ser aplicados em diferentes situações.
Fotografia da oficina de Renata Porto.
SOLUÇÕES TÉCNICAS
Quintas-feiras
19:00h - 20:30h
O curso tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para uma atuação profissional crítica e responsável do ponto de vista socioambiental, assim como propiciar espaço de debate sobre o tema, a partir das demandas da turma. Será ministrado por três professores com diferentes formações e experiências, buscando traçar um panorama amplo e multidisciplinar da sustentabilidade no contexto da joalheria contemporânea. Serão discutidos temas como extração, cadeia produtiva e reciclabilidade de diferentes materiais, impactos ambientais da mineração no Brasil, uso racional de recursos na joalheria, produção em pequena e larga escala, além de aspectos éticos, sociais e econômicos. Ao longo do curso, os alunos serão convidados a refletir sobre seus projetos em andamento, buscando incorporar princípios de sustentabilidade em sua prática profissional.
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SUSTENTABILIDADE
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Na joalheria a fundição se faz muito presente. Ela tem início entre os anos de 8000ac e 3000ac, com o cobre, primeiro metal a ser fundido pelo homem, tomando uma importância ainda maior na idade do bronze quando surgem as ligas de metais e assim vai nos seguindo ao longo de nossa evolução. Vemos hoje diferentes maneiras de se fundir um metal para diversas finalidades, desde formas mais primitivas até as mais tecnológicas. Neste semestre elegemos algumas técnicas de fundição usadas na joalheria que iremos abordar e experimentar. Determinados processos serão ilustrados para ajudar a compreender o comportamento do metal e suas possibilidades, enquanto outras técnicas irão permitir o aluno a desenvolver peças em seu espaço de trabalho. Será uma disciplina com aulas práticas, faremos constantes exercícios para que se possa explorar e se deparar com possíveis percursos e despertar novos interesses.
"Oferenda", Renata Porto, Performance, 2013.
TÉCNICAS DE FUNDIÇÃO
Segunda-feira
10:30h - 12:00h
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